São Miguel do guaporé (RO), 19 de outubro de 2019

NOTICIAS

26/09/2019 16:24

#EDUCAÇÃO - Ismael Crispin pede a instalação de uma subestação de energia em escola de Costa Marques

A rede atual já não suporta a ligação de vários equipamentos

Durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Ismael Crispin (PSB), indicou ao Poder Executivo com cópia à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), pedindo a instalação de uma subestação para o abastecimento de energia elétrica com a finalidade de atender o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos José Alves de Almeida (Ceeja), em Costa Marques.

O parlamentar destaca que o objetivo da propositura é para que a localidade venha comportar a necessidade de energia essencial para a realização das atuais atividades da instituição educacional, bem como permitir o funcionamento dos condicionadores de ar que climatizam as salas de aula, mantendo o conforto dos alunos.

“A subestação de energia é extremamente necessária, vez que a rede atual precária deste centro de ensino já não suporta os equipamentos em ligação concomitante, pois são constantes as quedas de tensão e podem danificar os aparelhos. Diante do aumento da demanda, a escola precisa dessa instalação em caráter urgência, com o objetivo de atender adequadamente o consumo de energia”, afirma Crispin.

Ele salienta que antigamente, mal se tinham ventiladores nas escolas, e hoje com ar condicionados, computadores e equipamentos nas cozinhas a carga esgotou. A instalação da subestação auxiliará na energia de alta tensão e ajudará a reduzir as oscilações de energia elétrica dentro da instituição, evitando danos aos equipamentos e dando a comunidade escolar, melhores condições de uso. Além disso, a alta tensão implica na economia, porque reduz o consumo de energia e os problemas causados pelas quedas de tensão.

“Por fim, a escola poderá utilizar seus equipamentos, sem riscos e de forma a dar aos alunos condições para que eles aprendam e se apropriem dos conteúdos usando as novas tecnologias a sua disposição, tornando a escola um lugar agradável e propício a ensino”, defendeu.

Texto: Eláine Maia-Decom-ALE/RO

Foto: Marcos Figueira-Decom-ALE/RO


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo